quinta-feira, 31 de março de 2016

Transferência de residência e transcrição de casamento na prática.

Para a transferência de residência basta ir até a comune e fazer um agendamento para a requisição. Quando chega nessa data, que em Perugia demorou quase um mês, você deve apresentar o formulário que eles te entregam no dia em que você foi agendar preenchido, uma cópia do seu documento (passaporte) e o contrato de aluguel do imóvel.

Importante: o contrato deve ser registrado pelo proprietário na "Agenzia delle entrate", pois somente com isso eles procedem com a transferência. O meu contrato tinha duração de três meses e quase que isso foi um problema. Dependendo da comune isso pode ser, então aconselho a fazer um contrato de, no mínimo, 5 meses e fazer constar que ele é renovável. 

Com o protocolo do requerimento de transferência da residência em mãos, você já pode requerer a sua tessera sanitaria, fazer a transcrição do casamento na comune de residência e trabalhar.

Fui informada que daqui a alguns dias, passará na minha casa o vigile da comune, para verificar se realmente resido no endereco que informei, e que eu devia escrever meu nome e sobrenome ao lado da campanhia e da caixa de correio. Caso eu não esteja em casa o vigile vai deixar um comunicado com um número de telefone para que eu entre em contato. 

A residência do conjuge do cidadão só pode ser solicitado após o requerimento do Permesso di Soggiorno que, como já expliquei no post próprio do Permesso, foi agendado para um dia antes da expiração do visto de turista. Então, esqueça aqueles oito dias úteis que você vê em tantos lugares. Pela lei italiana, temos três meses, até porque não daria tempo de apresentar todos os documentos que a questura requer em oito dias úteis. 

Quanto a transcrição do casamento, documento essencial para a solicitação do Permesso do conjuge extrangeiro, ela deve ser feita na comune de residência e pode ser solicitado assim que você estiver com o requerimento de transferência de residência. 

Lembre-se: certidão de casamento devidamente legalizada pelo consulado italiano no Brasil. 

A transcrição do casamento demora, em média, um mês para ficar pronta. Devido a isso, faça tudo com antecedência para que esteja tudo pronto antes do agendamento para a solicitação do Permesso di Soggiorno.

Qualquer dúvida, estou aqui para auxiliar. 



17 comentários:

  1. Gostei Má!!!E pelo visto então não é verdade que residindo apenas 2 semanas na Italia vc consegue o a cidadania!!
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 2 semanas acho bem difícil, mas já vi gente que conseguiu em 4, 5 meses, mas tem que residir aqui mesmo. Se precisar de algum auxílio, estou aqui. Bjos.

      Excluir
  2. Bom dia Marina! Parabéns pelo seu trabalho, estou adorando ler os post. Tenho cidadania italiana e pretendo morar na Itália daqui a 3 anos. Tenho um filho de 3 anos, e meu marido vai se aposentar daqui a 3 anos, por isso a questão do tempo para a nossa mudança. Uma dúvida que tenho é que tenho estudado sobre os vistos para o marido e encontrei a "naturalização por casamento" que podemos pedir ela aqui pelo Brasil mesmo, mas demora no mínimo 2 anos para o processo. Nos requisitos nos também nos encaixamos, e como ainda falta um tempo para o nosso sonho se realizar optamos por dar a entrada aqui pelo Brasil neste processo. Você conhece esta naturalização por casamento, já ouviu falar? Desculpa o texto grande, mas sempre é bom explicar bem a situação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nathalia, conheço sim a naturalização pelo casamento. O conjuge do italiano tem direito de requerer sua naturalização após 3 anos de casado no exterior e 2 anos se viver na Itália, sendo que o prazo cai pela metade no caso de filho menor. Se você já cumpre esses requisitos, perfeito. Então, pode dar entrada. Para ser sincera não sei quanto tempo demora, mas todos os processos abertos no Brasil, seja de cidadania ou de naturalização, sempre demoram muito mais tempo frente àqueles processos iniciados na Itália.
      Sugiro que você questione diretamente ao consulado o tempo médio de espera, assim você pode decidir se vale a pena, ou não, dar entrada no Brasil.
      Fico feliz que tenha gostado do blog.
      Um grande beijo.

      Excluir
  3. Má, o pessoal ai em Perugia é tranquilo no Comune? Os procedimentos que terei que fazer serão os mesmos que você e seu marido fizeram. Aluguel até 350.00 euros encontra? Estarei indo dia 01/04/2017 passagem já comprada TAM direto a malpensa ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rodrigo, tudo bem?
      Aqui na Comune eles são bem tranquilos. Todos muito solícitos, ainda mais quando veem que somos brasileiros. Então, você encontra sim por esse valor.
      Eu tenho uma assessoria pra locação de imóveis para brasileiros em Perugia, se precisar de algum auxílio, envia um e-mail para aluguelemperugia@gmail.com
      Abraços.

      Excluir
  4. Bem interessante, estamos muito interessados em conseguir ir para Perugia, pois os aluguéis foram mais atrativos. E como ta calor ai, já começou as férias da italianada? Pelo que vi a maioria vai para as praias e lagos nessa época do ano? confere?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rodrigo, tudo bem?

      Realmente em agosto todo mundo procura uma praianha. Dizem que no final de agosto Perugia fica deserta Hahahaah! Vejamos!

      Excluir
  5. Marina, parabéns pelo blog e a coragem de viver essa aventura maravilhosa na Italia, tenho visto seus videos que cada vez mais me fazem querer ir embora o quanto antes, bom minha situação é a seguinte, estamos(eu e meu esposo) nos programando para ir em Novembro/2016 para reconhecer minha cidadania, minha dúvida: o processo ai em Perugia demora muito tempo, será que consigo finalizar meu processo antes de 3 meses, porque meu esposo só pode ficar legalmente os 3 meses de turismo, e eu sendo reconhecida italiana antes desse tempo já iniciamos o processo de naturalização dele, será possível?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carla, tudo bem? Bom, começando o processo do início acredito que três meses não serão suficientes para o reconhecimento da sua cidadania. Você terá o Permesso di Soggiorno para ficar já Itália, mas seu marido não. Se ele utilizar os três meses de turista, terá que voltar para o Brasil e só depois de mais três meses retornar à Itália.
      Quando você tiver a cidadania ele vai poder pegar o Permesso di Soggiorno, ou, se vocês foram casados há mais de três anos, ele já tem direito de pedir a naturalização per matrimônio.
      Espero ter ajudado, qualquer coisa estou à disposição.

      Excluir
  6. Olá Marina parabéns pelo seu trabalho e sua coragem de viver essa aventura maravilhosa na Italia, Gostaria de tirar uma dúvida contigo a respeito do tempo que em média leva para se ter o reconhecimento da cidadania italiana ai em Perugia, porque em Novembro/2016 estamos (eu e meu esposo) eu vou para a pratica da cidadania e ele vai me acompanhar não pretendemos voltar ao Brasil, meu medo é não conseguir em 3 meses me regularizar e dar entrada na naturalização dele antes do tempo do visto de turismo acabar... me dá uma luz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respondi no outro comentário. Você pode vir antes e ele uns dois meses depois, de repente.
      Seu marido não consegue estudar algo aqui na Itália? (Pode ser italiano em alguma universidade para estrangeiros) Com o Permesso para estudo ele pode ficar o tempo que durar o curso. Pode ser uma saída para vocês não ficarem separados. Abraços.

      Excluir
    2. legal, havia pensado nisso também, somos casados ha 6 anos e não temos filhos, sendo assim já entramos com a naturalização dele assim que estiver ok meu processo, eu tendo o permesso di soggiorno não posso fazer nada por ele certo?

      Excluir
    3. Enquanto você tiver somente o Permesso di Soggiorno ele não tem como ter o dele por sua causa. A partir do momento que você for cidadã italiana é que ele terá direito de ter o Permesso dele.

      Te digo uma coisa, no mínimo 4 meses para a cidadania, já que você vai iniciar o processo do zero e vai fazer tudo sozinha.

      Excluir
  7. Olá Marina, tudo certo?
    Estava relendo o post, em relação ao casamento, eu estou em dúvidas se faço isso aqui no consulado ou se deixo pra fazer ai quando adquirir a residencia.
    O que você acha que é mais vantajoso e pratico? Pois o consulado demora pra fazer os procedimentos, pra variar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, eu preferi ir com tudo pronto, mas agora com a convenção de Haia, não sei quanto tempo está demorando para fazer aqui na Itália. O problema é que se você precisar de Permesso do soggiorno, tem que faze tudo bem rápido. Consulado é muito burocrático e demorado mesmo...

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir

Compartilhe sua história aqui, caso tenha vontade de mudar de país, se está mudando, ou já mudou.

Estou à disposição para auxiliar.