domingo, 10 de julho de 2016

Transferência da residência do cidadão italiano para a Itália - Passo a passo.

Uma dúvida que muitos cidadãos italianos têm quando se mudam é: como pedir a transferência da residência do exterior para a Itália. 

Bom, vamos por partes.

A primeira coisa que o cidadão que vem para a terra da pizza tem que fazer é o codice fiscale. Para isso, você deve ir à Agenzia delle Entrate com o seu passaporte italiano. O número sai no mesmo momento (eles entregam uma folha impressa que parece aquela página de consulta de CPF, no Brasil) e você vai precisar dele para fazer tudo por aqui, até comprar um chip pré-pago. Para que seu codice fiscale seja emitido, não há a necessidade de se apresentar um contrato de aluguel. 

Passo 2: para iniciar os trâmites do pedido de transferência da residência para a Itália, daí sim, você deverá ter um contrato de locação, e aconselho que seja de, no mínimo, 6 meses, pois o meu era de três e quase não fizeram a minha transferência por ser um período muito curto.

Passo 3: o contrato de aluguel deve ser registrado na Agenzia delle Entrate. Esse registro pode ser feito pelo próprio proprietário/locador, sem que seja necessária a presença do locatário. 

Passo 4: com o contrato de aluguel e o comprovante do seu registro, o cidadão deve ir até a Comune (prefeitura) e pedir a transferência de residência do exterior para a Itália. 

Normalmente eles fazem um "appuntamento" para, aproximadamente, 30 dias depois. Então, se você precisa fazer o Permesso di Soggiorno do seu cônjuge, por exemplo, é melhor fazer o agendamento assim que chegar, pois a comprovação de residência do italiano é um dos documentos essenciais. 

Para fazer o agendamento na Comune, você não precisa ter o contrato ainda, o contrato deve ser apresentado na data em que você efetivamente vai pedir a sua transferência. Exemplo: você vai à Comune dia 2 de março para agendar o pedido de transferência da sua residência, e eles marcam seu retorno para o dia 2 de abril. Somente no dia 2 de abril você deverá apresentar o contrato registrado. 

Passo 5: depois de ir à Comune, você deve colocar na caixa postal e na campainha da sua casa o seu nome, pois isso é uma das coisas que o vigile (carabinieri) vai verificar quando for no endereço informado, para ver se você realmente mora lá. O vigile vai passar sem pré-aviso, pois é justamente a supresa o elemento chave (rsss). Ele vai dar uma olhada na sua casa e pedir para que você mostre o contrato de aluguel. 

Depois disso sua residência constará no endereço italiano, e todas as vezes que você alterá-la deverá informar à Comune.

Espero ter te ajudado. 



Se alguém tiver alguma dúvida, pode deixar mensagem por aqui, pela página do Facebook: @minhavidaem64kg, ou pelo canal do YouTube: Marina Sacco.

Não esquece de curtir a página e se inscrever no canal. 

8 comentários:

  1. Boa tarde Marina, parabéns pela explicação. Também sonho ir para a Italia. Uma questão : você teve que comprovar renda e que trabalha? Me disseram se eu nao tiver comprovação eu nao alugo nada. Obrigada Liuba

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Petrovic, obrigada! Fico feliz que tenha gostado. Bom, a questão do aluguel realmente tem muitos que pedem que seja apresentada a "busta paga", que é o nosso holerite. Em contrapartida, muitos outros não não pedem e você pode alugar tranquilamente somente dando a "caparra" que corresponde ao valor de um mês de aluguel, e que o proprietário te devolve quando você sair do imóvel. Eu estou num apartamento agora, por exemplo, que não me pediram comprovação de renda, e vou me mudar para outro que não não me pediram. Então, isso vai depender de cada proprietário.

      Excluir
    2. Oi Marina, obrigada pelo retorno. Na realidade tenho uma agencia de viagens virtual, especializada em Itália, e para mim seria ótimo. Muitos me colocam medo , e dizem que não é assim chegar e ficar. Minha mãe é italiana e a cidadania tiraria em pouco tempo. Outra questão, você chegou na Itália com a cara e coragem? Você não tempo de permanência?ou já mudou com trabalho certo? Desculpe meus questionamentos, sou leiga no assunto

      Excluir
    3. Olá Petrovic, tudo bem? Vim com a cara e com a coragem mesmo! Não tinha nada! Só tinha um dinheiro guardado para me manter por um tempo, caso nada desse certo.

      Excluir
  2. Marina estou te seguindo no snapchat e adorando seus snaps. Morro de rir! Ah poxa vê se abre seu Snap para podermos comentar seus vídeos.
    Um grande abraço
    Dani Bispo
    Comer e Coçar é Só Começar @comerecocar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem?
      Fico muito feliz que goste dos meus snaps. Acabei de abrir. Abraços.

      Excluir
  3. Não deixe de escrever no blog! Adorando!!!

    ResponderExcluir
  4. Marina adorei este post! Será muito util!

    ResponderExcluir

Compartilhe sua história aqui, caso tenha vontade de mudar de país, se está mudando, ou já mudou.

Estou à disposição para auxiliar.