sexta-feira, 1 de abril de 2016

Chocotour - Perugina

Quem vier a Perugia não pode deixar de fazer o chocotour, que consiste em pegar um ônibus vermelhinho na Piazza Itália (mesmo local onde se compra o bilhete, que custa 9 euros por pessoa), às 14:10, e ir até uma das fábricas mais gostosas e cheirosas do mundo. 

Quando chegamos já nos espantamos com o tamanho da fábrica. São 90.000 metros quadrados. O ônibus parou e descemos em direção à bilheteria, onde fomos recebidos por uma simpática funcionária que se apresentou como nossa guia. 

Não vou contar todos os detalhes pra que todos possam ter suas próprias experiências, mas não posso deixar de mencionar a réplica do Bacio gigante que a Perugina deu de presente a todos que estavam na feira do chocolate da Itália, que acontece todo ano em Perugia, em outubro. O original tinha dois metros de altura e pesava quase 6 toneladas. Foi uma surpresa para os Peruginos, e como não podia faltar (pois todos os Bacios vem com um bilhetinho dentro) o bilhete que acompanhou a versão gigante trazia: "un bacio per la città più dolce del mondo" (um beijo para a cidade mais doce do mundo). 

Bom, depois de passearmos pela fábrica, onde não se pode tirar foto, fomos informados que são produzidos 2 milhões de Bacios por dia e que qualquer Bacio que você vir no mundo saiu da fábrica da Perugina, aqui em Perugia. Seguimos para a  "pequena" degustação do tour. Bom, como tudo o que é de comer aqui na Itália, não tinha miséria, eram muitos chocolates à disposição. Tinham todas as barras que eles fabricam, todos os tipos de Bacio (olhem a foto no final de quantos chocolates pegamos), balinha... Enfim, me senti aquelas crianças em festa infantil. 

O passeio vai terminando com uma história bem interessante: um dos fundadores da fábrica era casado com Luisa, que, por sua vez, tinha um amante bem mais jovem do que ela, com quem se correspondia através do envio de chocolates. Esse detalhe é só para explicar uma das razões por se ter um bilhetinho de amor dentro de cada Bacio. 

A outra explicação para os bilhetes é que foram criados por uma questão comercial mesmo, pra que mais Bacios fossem vendidos.  

Em qual versão você prefere acreditar?

Tem gente que pergunta: mas o nome do chocolate é Bacio ou Baci? 
Com certeza você já ouviu os dois nomes, pois Bacio, que significa beijo no singular em italiano, se refere a apenas uma unidade do bombom. Baci, que significa beijos no plural, corresponde à caixinha que transporta vários Bacios. 


Loja na fábrica. 


Loja.


Fachada da fábrica.


Onibus chocotour.


Ônibus.


Chocolates que ganhamos na degustação, fora aqueles que comemos na hora.


E aí, gostaram? 

Baci a tutti. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe sua história aqui, caso tenha vontade de mudar de país, se está mudando, ou já mudou.

Estou à disposição para auxiliar.