quinta-feira, 10 de março de 2016

Un giorno a bolognese!

Nunca tinha estado em Bologna, e só posso dizer uma coisa: estou adorando! 

Cidade limpa, bonita, menos "muvucada" do que as outras turísticas da Itália, arquitetura aconchegante, predominantemente avermelhada. Era nosso plano A de mudança antes de descobrirmos Perugia, e hoje é nosso plano B. Ou seja, de qualquer forma, ainda não saiu dos planos.

Muitos jovens e muitos departamentos da faculdade mais antiga do mundo estão espalhados pela cidade. 

Pra começar, vou dar a dica do apartamento que estamos aqui. Muito bem localizado, bem perto do centro histórico, na Via Fransceso Petrarca, 14. Tem sala, cozinha, banheiro espaçoso e quarto, e todo equipado: shampoo, condicionador, sabonete líquido, máquina de lavar, secador, fogão, geladeira, televisão, azeite... Enfim, você se sente em casa.

 



A rua é bem tranquila, a calefação é muito boa, o wifi funciona bem e o dono da propriedade muito atencioso. Tudo isso por 42 euros por noite. Reservamos pelo Booking mesmo. 

Chegamos às 23:50 de Firenze, no trem que partiu às 22:23, no qual pagamos apenas 9,15 euros, por ser uma linha quase da madrugada e um trem mais antigo. Na estação de trem de Bologna, pegamos o ônibus Circolare 33 e descemos no ponto Petrarca, que já é quase na rua do apartamento. 

No dia seguinte, partimos com o nosso guia Triposo, um aplicativo que você baixa no celular ou tablet e consegue navegar off-line, após ter selecionado os pontos que você quer visitar enquanto estiver conectado a uma rede. Esse guia é muito bom, te leva pros pontos turísticos e ainda te conta um pouco da história de cada lugar.

Ruas de Bologna.

Basilica di San Petronio.

Cuidado ao tirar fotos nessa igreja, pois eles pedem 2 euros para autorizar os cliques. Óbvio que eu levei uma bronca do senhorzinho que ficava fiscalizando isso, pedi desculpas, mas não paguei a foto, não. 

Ei-la:


Piazza Maggiore - principal praça da cidade.

Arquitetura avermelhada. 

Outra dica boa é tomar café dentro da universidade de direito. Tudo dentro da faculdade é mais barato, então, com o café, cappuccino, moccacino, não seria diferente.

Entre na universidade, e vire à esquerda.

Via Zamboni, 22.

O café custa 0,60 euros e ainda é Lavazza. 

Depois de passear mais um pouco, a fome começou a bater, fomos até o mercado público de Bologna, na esperança de encontrarmos algo parecido com aquele de Firenze: comida boa e barata. Bom, a comida até que deve ser boa, mas não é nada barata, logo, seguimos caminhando e encontramos a Pasticceria Santo Stefano.

Entrada do Mercado Público. 

Restaurantes do mercado. Em média 12 euros um prato. 

Santo Stefano.

Já de cara, nos chamou a atenção esta placa:


Quando entramos, pedimos um tagliatele  a bolognese, e nos deliciamos. Meu Deus! Que prato gostoso, parmesão maravilhoso. A propósito, muitas vezes eles não colocam o queijo direto na mesa, basta pedir por: "formaggio grattugiato" ou "parmigiano".


No mesmo lugar, os doces não deixavam a desejar. Uma vitrine desconcertante, enlouquecedora. Fiquei parecendo aquelas crianças na loja de doces, sem saber qual escolher. 


E aí, tenho razão ou não? 

Escolhi outra bomba de Zabaione.


Uma coisa interessante na Itália é que os cachorros podem entrar em praticamente todos os estabelecimentos comerciais: restaurantes, hotéis, supermercados. Eles têm quase os mesmos direitos de uma pessoa.


Hoje viemos para o apartamento mais cedo, pois vamos comer uma massa com vinho por aqui mesmo. Compramos uma massa de 0,62, um molho pesto da Barilla por 1,99, um queijo ralado por 0,95, e um vinho rosé frizzante por 2,89.

Depois vamos sair para ver um pouco da noite aqui em Bologna, pois por ser cidade universitária, não deve decepcionar.

Arrivederci!




Um comentário:

  1. Sinto um orgulho e cada potagem sua eh uma viajem minha. Não vejo a hr de visitar vcs.
    Amo vcs e aproveitem muito....
    Sdds ENORMES!!!
    Bjos Luana

    ResponderExcluir

Compartilhe sua história aqui, caso tenha vontade de mudar de país, se está mudando, ou já mudou.

Estou à disposição para auxiliar.