segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Siamo arrivati a Roma.

29 de fevereiro de 2016. 
Exatamente 60 anos depois que meus avós por parte de mãe vieram para o Brasil, ainda de navio, eu pego um avião com o meu marido e faço o caminho inverso. 

Não foi fácil me despedir dos meus pais e meu irmão no aeroporto. Minha tia, irmã da minha mãe, chegou depois com meu primo. O coração apertou na hora do tchau, a felicidade e a ansiedade de sair do Brasil para viver o novo, dão lugar a um sentimento estranho, que eu ainda não sei explicar.



Quando eu souber como é ficar meses longe das pessoas que mais amo nessa vida eu explico, desta vez, só consigo descrever como foi sentir o coração apertar ao ver minha mãe chorando enquanto me abraçava, me beijava, colava o rosto no meu e segurava minha mão. Foi triste vê-la assim. 

Por nenhum momento me questionei acerca da decisão que tomamos, em nenhum momento tive vontade de ficar. A única vontade que tinha era a de levá-los comigo, mas quem sabe um dia, né? 

Um passo de cada vez. 

Estávamos quase chegando na costa africana quando eu disse para o meu marido: "na volta, vamos pegar um lugar no corredor, odeio ter que ficar pedindo licença para ir ao banheiro". 

Ele respondeu: "Marina, que volta?"

Depois de uma risada, falei: "É, a ficha ainda não caiu". 

No voo conhecemos uma senhora, a mesma que eu tive que acordar várias vezes para poder levantar. Brasileira, que vive há 40 anos na Itália, já até esqueceu o português e mistura as duas línguas enquanto fala: "Allora, io vim da Itália, per vedere os meus parentes". Adora a Itália e disse que não tem vontade de voltar pro Brasil. Tem dois filhos e marido. Deixou a nossa querida pátria com 24 anos. 

Eu tenho 27, será que se ficar 40 anos na Itália também esqueço o português? Hahahaha. Vamos ver...

Adoro as comidas de voo internacional, até una Birra Moretti quente tomamos. 



Escrevi este texto dentro do avião, logo depois de uma turbulência no meio do oceano atlântico.  


Neste momento estamos aqui na sala de embarque esperando o voo para Perugia, que partirá as 10:30 da manhã, 6:30 no Brasil, usando o Wi-Fi ilimitado do aeroporto. 

Agora seremos eu e meu marido! Tenho certeza que isso nos fortalecerá, ainda mais, como casal. 

Mantenho todos vocês atualizados.

Baci 

Um comentário:

  1. Meu sentimento como paí, orgulhoso de ter uma filha determinada e decidida, é de realização por ela estar seguindo seu coração.

    ResponderExcluir

Compartilhe sua história aqui, caso tenha vontade de mudar de país, se está mudando, ou já mudou.

Estou à disposição para auxiliar.