segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Aprenda a voar.

Como vocês já perceberam no meu último post (O dia em que deixei de ser advogada...), deixei de me interessar pela advocacia e resolvi ir atrás de algo que me faça bem, que faça com que meus olhos brilhem novamente. 

O que mudou em mim? Deve ser a maturidade, que tem uma influência muito positiva sobre nós.


Muitas pessoas tem vontade de deixar o que fazem hoje, de mudar de vida, mas não sabem como começar ou como viabilizar essa mudança, que pode ser de profissão, de estilo de vida, de cidade, de estado ou de país. Bom, vamos com calma!


A primeira coisa que se deve fazer é parar e olhar tudo ao seu redor:

Como está sua vida hoje? 
O que você faz, te faz feliz ou te faz acordar mal humorado todos os dias, e viver a semana esperando ansiosamente pela sexta-feira a noite? 
Você tem a famosa depressão de domingo a noite?

Reflita: no seu dia-a-dia, em todos os aspectos, quantos são os momentos que você deseja que demorem para acabar? Aqueles em que você está tão feliz, que torce para que passem lentamente. 


Não quero te dar uma má notícia com este post, mas, de repente, as coisas podem não estar tão bem quanto você pensa.

Infelizmente não há milagre, não pense que eu tomei minha decisão, cheguei no meu chefe e disse: "então, até nunca mais." ou "valeu, foi bom, adeus". E fiquem tranquilos, que também não pretendo me alimentar de energia solar, cancelar meu celular ou morar num albergue. Muitos pensam: "Ah, é fácil ter coragem para largar tudo, quero ver pagar as contas".

E eu digo uma palavra: planejamento.

Se você quer um tempo para reorganizar suas ideias, se planeje para isso.

Pesquise cursos de coaching pessoal, guarde um pouco do seu salário por mês, não gaste com supérfluos. Digo por experiência própria, pois antes de pagar o meu casamento, ficava todos os meses no limite, quase entrando no cheque especial. Quando surgiu a ideia de fazermos a festa, pensei: "nunca vou conseguir guardar dinheiro, meu salário não dá para isso".

Então tive que começar a pagar o meu casamento, e tirar R$ 3.000,00 por mês para tanto. Comecei a perceber que eu conseguia, sim, guardar dinheiro. A economia vem de todos os lados, não comprei aquele batom que eu queria, não comprei aquele creme da Nivea na farmácia que estava em promoção, reduzi a cobertura do meu plano de saúde (minha mãe vai me matar agora) e diminui meu plano de internet no celular.

E no fim, não é que eu consegui? Depois de 14 meses, este mês paguei a minha parte da última parcela do casamento.

Isso que acabei de contar, serve apenas para exemplificar que a gente pode, quando a gente quer. E não pense que estamos tendo ajuda da família para sair do Brasil, todo o dinheiro que estamos levando é nosso.
   
Tem gente que espera tanto a coragem chegar, que ela acaba nem vindo. O arriscado está fora da nossa zona de conforto, não é palpável. A certeza é onde moram as pessoas que tem medo de se arriscar, e a vida é vivida como se fôssemos um pássaro na gaiola.
 
Não espere ser demitido;


Não espere ter uma doença;


Não espere algo mudar pelo acaso;


Não se sabote! Afinal, o pássaro que passa a vida na gaiola, nunca aprende a voar.

Não deixe que suas asas atrofiem.





Um comentário:

Compartilhe sua história aqui, caso tenha vontade de mudar de país, se está mudando, ou já mudou.

Estou à disposição para auxiliar.