quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Conheça o seu destino.



Uma boa dica para quem vai se mudar é conhecer bem o local de destino. Para isso, o Facebook pode te ajudar bastante. Entre em grupos cujos temas sejam relacionados à cidade escolhida: aluguéis, classificados, brasileiros na região, etc. Afinal, para ter uma ideia de como será a sua futura rotina, você tem que falar com pessoas que já vivem no local.

Depois que entrei no grupo "Affitti a Perugia" (Locações em Perugia), enviei uma mensagem em italiano questionando se alguém poderia me dar alguns detalhes sobre o dia-a-dia na cidade: o custo de vida, média salarial e melhores bairros para se morar.

Recebi mais de 15 mensagens inbox de pessoas que me contaram que a vida na Itália, particularmente em Perugia, é bem tranquila. Apesar de ser uma cidade com pouco mais de 160.000 habitantes,  conta com duas universidades (Universidade para os estrangeiros e a Universidade de Perugia), o que aumenta o número de estrangeiros e jovens.

Segundo os Peruginos, os melhores bairros para se morar são: Centro, Elce e Madonna Alta.

Apesar dos italianos reclamarem da crise, o que aqui no Brasil é luxo, na Itália faz parte do cotidiano. Para se ter um belo jantar, com direito a entrada, prato principal e sobremesa, você desembolsa no máximo 30 euros, isso se o restaurante for mais caro, pois eu já jantei muito bem em Roma com apenas 16 euros.

Você consegue, por exemplo, comprar frutas e legumes para duas semanas com apenas 20 euros, aqui no Brasil um único melão custa R$20,00. 
 
Os aluguéis em Perugia, de apartamentos de 2 cômodos (bilocale, como eles chamam), com, aproximadamente 60m², custam, em média, 350 euros. O salário mínimo é de 1.000 euros, sendo que se você trabalha em um regime semelhante à nossa CLT, o desconto é de 30% a título de imposto. 

Acha muito? Aqui no Brasil deixamos 27% todos os meses e não temos nada como contraprestação, na Itália o cidadão tem acesso a saúde, educação, segurança e transporte público eficiente. Ou seja, muito mais do que temos aqui. Esses benefícios se estendem aos "agregados" do cidadão, que no caso é o meu marido, que solicitará o "Permesso di Soggiorno" assim que chegarmos em solo italiano.


Algumas imobiliárias de Perugia:
  • Media: Via XX Settembre, 85;
  • Casanova: Via della Pallotta, 2/A;
  • Casapolis: Piazza Mortacchi, 2;
  • Quality Living: Via alessi, 28;
  • Solo Affitti: Via Settevalli, 18;
  • Servizi: Via Pergolese, 34;
  • Valentini: Corso Cavour, 103.

A ansiedade aumenta a cada dia para chegar na Itália e começar minha nova vida, junto com meu marido.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe sua história aqui, caso tenha vontade de mudar de país, se está mudando, ou já mudou.

Estou à disposição para auxiliar.