sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Permesso di Soggiorno

O Permesso di Soggiorno é o terror de muitos cidadãos que querem levar seus(uas) companheiros(as) para morar na Itália, mas com organização e informações adequadas, tudo se ajeita. Vamos lá!

O Permesso (para os mais íntimos..rs..) nada mais é do que, como o próprio nome já diz, uma permissão de estada para o estrangeiro que é conjugê, filho, pai, ou até sogro do cidadão italiano, podendo, através do referido requerimento, permanecer na Itália até por tempo indeterminado.

Os documentos necessários constam elencados em muitos sites sobre o tema, mas, o mais importante é ter em mãos o documento que comprova a ligação entre o cidadão e o estrangeiro. Em caso de cônjuge: a certidão de casamento, em caso de filho, a certidão de nascimento, etc. E não se esqueça: esses documentos devem chegar na Itália já legalizados pelo consulado italiano no Brasil, pois, caso contrário, seu documento e uma folha de rascunho terão o mesmo valor para a autoridade italiana.

Como nunca é demais relembrar, os documentos para a solicitação são: 
a) formulário de requerimento (retirado na hora e assinado pelo cidadão);
b) passaporte atual com fotocópia de todas as páginas;
c) Contrasegno telematico ou marca da bolo, que você paga 14,62 euros e compra nas agências dos correios credenciadas (Sportello Amico - Servisi al cittadino).

Além do mais, o cidadão italiano deve residir na Itália. Portanto, alugue um imóvel assim que chegar em solo italiano, até por que, para fazer o requerimento do Permesso, você deve informar um endereço, que será aquele utilizado para as futuras intimações.

O requerimento do Permesso deve ser feito até o oitavo dia útil em solo italiano. Caso não seja respeitado este prazo, em três meses você terá que voltar para o Brasil. O protocolo de requerimento já garante a estada regular do estrangeiro na Itália, mas até que seja deferido o pedido, o solicitante não poderá trabalhar.

Informações importantes:

  • Dependendo da comune na Itália em que for solicitado, pode demorar de 3 a 9 meses; 
  • O estrangeiro, após os três meses do visto de turista, não poderá sair da Itália até que tenha deferido seu pedido;
  • Após o deferimento do Permesso, o estrangeiro poderá trabalhar normalmente, e terá os mesmos direitos de uma cidadão italiano, como acesso a saúde e educação.
Quando chegar na Itália e fizer o requerimento do Permesso para meu marido, conto como foi essa experiência.

Qualquer dúvida, ao chegar, procure o Sportello Immigrati ou Sportello Informativo per Stranieri.

Endereços úteis:
  • Ufficio Immigrazione di Perugia: Piazza Giacomo Matteotti, 06121 - tel. 075 5772380.
  •  Questura di Perugia: Via del Tabacchificio, 21, 0755.0621. 

Se precisarem de ajuda para tradução da página dos correios,me escrevam que eu respondo pra vocês.

Baci a tutti!





14 comentários:

  1. Lendo e relendo tudo ^^
    Parabéns pelo blog Marina e também pelos videos no youtube.
    Estou mesma posição que vocês hehe, mas no caso eu sou o cidadão e minha esposa não possui.
    Estamos indo dia 01/04/2017, ainda ta caindo a ficha, mesmo longe a data, estou correndo para traduzir e legalizar todos os documentos e deixar tudo o mais correto possivel.
    A unica coisa que estava me deixando mais intrigado era o bendito permesso, pois ter residencia assim rápido é chatinho.
    Como foi todo o procedimento de você, seu marido já conseguiu os docs?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, já demos entrada. Estamos aguardando. Agora ele tem o protocolo de requerimento da solicitação do Permesso, o que garante a permanência dele aqui na Itália. Acha legal fazer um vídeo sobre Permesso? Abraços.

      Excluir
  2. Claro, acredito que sanaria a dúvida de muitos;
    Outra dúvida cruel que tenho, com o requerimento ele já esta trabalhando, ou tem que aguardar o bendito permesso?
    Ainda não decidimos para onde ir, ta curtindo Perugia? Vi que os aluguéis ai são mais atrativos que no norte... hehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, enquanto o Permesso de soggiorno não é emitido a pessoa não pode trabalhar legalmente. Por este motivo, o conjuge - cidadão italiano - deve comprovar, no momento do requerimento, condições financeiras para sustentar o requerente do Permesso (um contrato de trabalho já é o suficiente). Realmente no norte do país a vida é mais cara. Devido a isso, sempre alerto sobre essa questão, pois é decisiva para a escolha do local da mudança. Se tivermos dúvidas, estou à disposição. Abs.,

      Excluir
  3. Eu vi em vários sites sobre o assunto que, quando solicitar a residencia tenho que ficar em casa e esperar o vigile =/, que coisa tem mesmo que perder 30 dias aguardando o azulzinho vir conferir nossa existência?
    To te explorando já =p

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rodrigo, imagina!
      Tem que aguardar mais ou menos um mês mesmo para a visita do vigile.

      Ele vem e pede pra ver o contrato de aluguel.

      Abs.,

      Excluir
  4. Ma, não entendi...Vou na frente pra fazer minha cidadania, qdo tiver tudo ok meu marido vai, qdo peço o permesso dele? Em 8 dias ou qdo acabar os 90 dias de turista?
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 90 dias de turista segundo a lei italiana vigente à época que eu vim, e que, ainda, vige. Quando você vier, aconselho a ir na questura já no dia seguinte que chegar, foi o que eu fiz. Assim você se informa com a própria questura, no momento da sua chegada. Baci

      Excluir
  5. oi Marina , tudo bem ??
    já vi diversos videos e blog , mas,a maioria são teorias e o seu tem bastante pratica ,meus parabéns e que vc seja retribuída por essas informações.
    me da uma dica , ja estamos com tudo pronto , embarcamos em novembro, eu minha esposa e filho , vc teria uma dica sobre o permisso de sorggiono , para meu caso? é o seguinte ela ira fazer o reconhecimento dela ainda , será que que eu consigo solicitar o permesso no praso de 3 meses? o fator tempo esta bem dificil achara informaçoes. fico no aguardo obrigado

    ResponderExcluir
  6. Olá Renato, tudo bem? Vamos torcer para que ela consiga ter a cidadania em três meses, mas, para ser sincera, acho muito difícil. Se a cidadania dela sair no prazo de 3 meses ok, senão você vai ficar ilegal aqui. A Itália não tem muito essa política de deportar, mas é sempre um risco. Enquanto a sua mulher estiver esperando a cidadania dela, ela terá direito ao Permesso di Soggiorno per attesa di cittadinanza, mas você não. Espero ter esclarecido e fico feliz que vocês tenham gostado do blog.

    ResponderExcluir
  7. Oi Marina,
    Meu nome é Amanda. Eu e meu marido estamos nos organizando para ir no final de 2017 com filhos e minha mãe. No nosso caso, ele e meu filho mais novo já tem a cidadania, o Permesso seria para mim, meu filho mais velho e minha mãe. Não sabia que o Permesso demorava tanto para sair, foi maravilhoso para mim ter achado seu BLOG. Então me tira uma dúvida, enquanto não sair o Permesso para meu filho mais velho, ele não pode se matricular na escola aí? Você saberia me informar? E no caso, seria importante quem tiver esperando o Permesso contratar um seguro de saude não é isso? Se puder me ajudar, me dá uns toques. Desde já Agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda, tudo bem?

      Vou tentar me informar sobre isso e te retorno,
      Se quiser podemos falar pela página do face do blog. Beijos

      Excluir
  8. Boa tarde Ma, tudo certo?

    Então, já conseguiram o permesso?
    Gostaria de saber como foi o tramite, da espera, hehe

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rodrigo, tudo bem? deu certo sim. Depois de 5 meses, como haviam previsto, o Permesso saiu. Abraços.

      Excluir

Compartilhe sua história aqui, caso tenha vontade de mudar de país, se está mudando, ou já mudou.

Estou à disposição para auxiliar.