segunda-feira, 25 de julho de 2016

Desculpa...

Desculpa.

Esta palavra, pequena palavra de 8 letras, nunca significou coisa boa.

"Desculpa se te fiz mal"
"Desculpa se pisei no seu pé"
"Desculpa se te magoei"
"Desculpa..."

Logo, não haveria de ser diferente com nossas vidas.

Qual é a sua desculpa para continuar a - não - viver uma vida que se deixa pra depois?

Depois é o lugar onde moram os sonhos, é tão mais fácil postergar. Para viver sonhos precisamos abrir mão de algumas coisas, principalmente da nossa zona de conforto. A zona de conforto, como a própria expressão já conota, é confortável demais. É menos indolor encontrar desculpas para continuar na certeza. O novo é incerto, e isso assusta.

Me reservo o direto de transcrever um dos poemas de Alberto Caeiro, heterônimo de Fernando Pessoa, chamado Para além da curva da estrada:

"Para além da curva da estrada 
Talvez haja um poço, e talvez um castelo, 
E talvez apenas a continuação da estrada. 
Não sei nem pergunto. 
Enquanto vou na estrada antes da curva 
Só olho para a estrada antes da curva, 
Porque não posso ver senão a estrada antes da curva. 
De nada me serviria estar olhando para outro lado 
E para aquilo que não vejo. 
Importemo-nos apenas com o lugar onde estamos. 
Há beleza bastante em estar aqui e não noutra parte qualquer. 
Se há alguém para além da curva da estrada,
Esses que se preocupem com o que há para além da curva da estrada. 
Essa é que é a estrada para eles. 
Se nós tivermos que chegar lá, quando lá chegarmos saberemos. 
Por ora só sabemos que lá não estamos. 
Aqui há só a estrada antes da curva, e antes da curva 
Há a estrada sem curva nenhuma."

Costumamos pensar e planejar tudo o que há para além da curva da estrada de nossas vidas. Pensamos na estabilidade da zona de conforto como uma certeza. A certeza de que nada nós atingirá, e de estarmos seguros. Mas não estamos, sinto lhe informar.

São tantos os fatores que podem nos atingir na nossa suposta certeza, mas preferimos não assumir riscos e, então, a saída é conseguir uma boa desculpa. Ao fazer isso, estamos mentindo para nós mesmos, e, sem perceber, nos sabotamos da pior forma.

Não entendo o motivo de tantos sonhos e desejos morarem no amanhã. A vida acontece no agora, o passado já foi e o futuro não nos pertence. Tudo passa tão rápido, o tempo foge do nosso controle. E, em um piscar de olhos, com muita sorte - pois muitos ficam pelo caminho -, estaremos sentados em uma cadeira de balanço, com o olhar distante, mãos enrugadas, e pernas cansadas, pensando em todas as desculpas que já demos para não viver uma vida plena. Nessa hora a desculpa vira arrependimento, e percebemos que já é tarde demais.

Qual é a sua desculpa?





4 comentários:

  1. Oi Marina!
    Descobri seu blog hoje e virei ele do avesso hehe Acabei de me mudar pra Perugia, me casei em julho, mas conheço muito bem a cidade. Gostaria de te encontrar pra um café!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raquel, com certeza vamos combinar. Me mansa uma mensagem pela minha página do face: minhavidaem64kg e a gente combina.

      Muito bom saber que tem um casal brasileiro por aqui. Beijos

      Excluir
  2. Oi Mariana,
    Como tb desejo ser um "ex advogado", passei a seguir seu blog e canal no Youtube após conhecer esta parte de sua história. Vc deve estar muito ocupada, pois não tem postado muito ultimamente.
    Pesquisando minha genealogia, vi que os nomes do irmão de meu Bisavô eram Angelo Mascaro e Mariangela Sacco. São do Sul da Itália. Conhece? Rs. Nesta busca pelo reconhecimento da cidadania, ficamos muito atentos e quando li o sobrenome na certidão logo lembrei que sabia de alguém com o mesmo sobrenome.
    Espero que esteja tudo bem com vocês dois e tenham conseguido aproveitar o primeiro verão na Itália.
    Buonafortuna!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniel, você tem razão e eu preciso postar mais vídeos. Eu acabo postando mais no canal pois acho que fica melhor para as pessoas verem vídeos do que lerem aqui no blog. Postarei o próximo vídeo em breve. Quanto ao sobrenome você tem toda razão. Sacco vem de Salerno, que é no sul da Itália. Estou torcendo para dar tudo certo para vocês na cidadania. Um grande abraço.

      Excluir

Compartilhe sua história aqui, caso tenha vontade de mudar de país, se está mudando, ou já mudou.

Estou à disposição para auxiliar.