sábado, 2 de julho de 2016

Vamos falar sobre saudade?

SAUDADE...

Quem sair do Brasil vai aprender o real significado desta palavra.

Pois é. Mudar de país é sensacional, muitas coisas boas acontecem. Uma nova vida começa e você tem a sensação de que pode abraçar o mundo. E quem não pode?

Mas a saudade estará lá, sua presença será sentida todos os dias. Como um fantasma que assombra e arranca lágrimas quando menos esperamos. Como uma ferida no coração que sangra, e nada se pode fazer para curar. Algumas noites esse sangramento não estanca.

Serão aniversários pelo Skype, abraços pelo FaceTime, bom dia e boa noite pelo WhatsApp, sonhos nos quais você se vê com sua família, fotos, vídeos. Abençoada seja a tecnologia. Às vezes penso como era na época em que meus avós imigraram para o Brasil, quando a comunicação era feita por carta e a correspondência demorava dias ou meses para chegar. Hoje com um clique fazemos tudo.

Sentimos saudades por nós e por quem fica. Dói saber que eles sofrem com a nossa ausência. Para quem  muda é mais fácil, pois temos o novo e a quem fica, resta apenas uma lacuna. Para nós uma inundação de novidades, e para eles o vazio.

Não dizem que ser humano é um ser adaptável? Então, esse será o momento de provarmos isso. Se habituar a conviver com essa dor que as vezes lateja no coração.

A saudade pesa, atormenta, tira o sono e, muitas vezes, o sorriso. A saudade será sempre uma ferida aberta, mas vou te contar um segredo: resistir a ela significa que tudo está valendo a pena.




4 comentários:

  1. Não deve ser nada fácil, saudade doí...
    Mas com certeza os que ficaram estão mega orgulhosos, pois os que foram se encheram de coragem para buscar uma vida mais digna, com mais qualidade e ser muito mais muito feliz. Sucesso sempre e força pra vocês.

    ResponderExcluir
  2. Oi MarSou eu Ilka, amiga da Leninha, conheço o Felipe desde que usava fraldas,rs.
    Concordo com você, estamos passando uma temporada em Lisboa, e a saudade é grande, mais como você disse, está valendo a pena, e muito.
    beijo pra você e Felipe

    ResponderExcluir
  3. Oi Ilka, tudo bem? Pois é, vale muito a pena! Estamos curtindo! Quem sabe nos organizamos para um encontro? Um grande beijo meu e do Felipe.

    ResponderExcluir

Compartilhe sua história aqui, caso tenha vontade de mudar de país, se está mudando, ou já mudou.

Estou à disposição para auxiliar.